Otorrinolaringologia (Ouvido, Nariz e Garganta)

O que é?
A Otorrinolaringologia é uma especialidade médica clínico-cirúrgica onde o profissional Otorrinolaringologista é especializado no estudo e tratamento das doenças ligadas a ouvido, nariz e garganta, além de estruturas relacionadas a eles.

Quando consultar um médico Otorrinolaringologista?
O médico Otorrinolaringologista deve ser consultado quando um paciente apresentar sintomas como: dor no ouvido, dor na garganta, dor na face, dor de cabeça, rouquidão, dor ou incomodo para engolir, tontura, zumbidos, roncos, obstrução ou secreção nasal, dificuldade auditivas (perda auditiva, surdez), incomodo para engolir, tontura, zumbidos, roncos, obstrução ou secreção nasal, perda de olfato, dificuldades auditivas (perda auditiva, surdez), etc.

Quais doenças mais comuns tratadas pelo médico Otorrinolaringologista?
Após uma consulta médica e a realização de exames é possível diagnosticar diversas doenças, onde as principais são:
Adenóide.
Amigdalite / Faringite.
Distúrbios das pregas vocais / cordas vocais (rouquidão).
Distúrbios do sono (roncos e apnéias).
Rinite.
Obstrução nasal.
Desvio de septo nasal.
Sinusite.
Diminuição da audição.
Otites.
Labirintite.
Zumbidos.

Cuide da sua saúde, procure um especialista!

Fonoaudiologia (Problemas da Fala e Audição)

A Fonoaudiologia é a ciência da área da Saúde que atua na promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e outros sistemas.

Quando consultar um Fonoaudiólogo?
Os principais sintomas que levam um paciente para se consultar com o Fonoaudiólogo são:
Rouquidão: Apresenta voz rouca, principalmente se o problema for persistente.
Distúrbios de leitura e escrita: Mais frequentes em crianças, tais problemas costumam atrapalhar o desempenho escolar. Os mais comuns são as trocas de letras, como “p” por “b”. O fonoaudiólogo, ao lidar com a questão, além de indicar exercícios psicomotores e auditivos, também poderá trabalhar a autoestima da criança junto aos familiares.
Respiração pela boca: É um hábito que pode ocasionar alguns problemas, como deformações na arcada dentária, diminuição do paladar, má oxigenação do cérebro, entre outros.
Dificuldade em deglutir: Algumas pessoas podem sofrer com disfagia (dificuldade de deglutir), geralmente causada por acidentes vasculares, câncer de cabeça e pescoço entre outros. , s. Ao procurar um fonoaudiólogo, elas deverão, após diagnóstico, realizar diversos exercícios respiratórios e articulatórios para conseguir alimentar-se de forma segura novamente.

O fonoaudiólogo atua em diversas áreas:
Na Amamentação: O profissional trabalhará estimulando a sucção e deglutição do bebê evitando o desmame precoce.
Nas dificuldades de leitura, escrita, fala e aprendizado.
Nas dificuldades de deglutição.

Na audiologia, nos distúrbios auditivos executando exames e terapia fonoaudiológica.

Na triagem auditiva neonatal.

Nos exames de tonturas.

Zumbidos e na recuperação da voz (rouquidão).

Medicina do Sono

É a especialidade responsável pelo estudo das doenças do sono. Nela o profissional é responsável por identificar, diagnosticar e tratar com atenção aos distúrbios que acometem os indivíduos e observando consequências no organismo.

Quando consultar o médico especialista em Medicina do Sono?
Em casos de roncos, cansaço, apnéias (parada da respiração durante o cono) dificuldade para respirar, sonolência diurna (dorme na TV), falta de atenção, acorda diversas vezes à noite, alterações do humor, irritação, baixo rendimento nos estudos e os trabalho.

É totalmente normal as vezes ter uma ou outra noite de sono ruim, no entanto, quando o problema começa a se repetir com muita frequência é sinal de que está na hora de procurar ajuda!

Agende sua consulta:

(34) 3312-4868